quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Virgulóides - Virgulóides?



Como ainda é a semana do samba (se não é, instituí agora!), vamos para mais misturas com o gênero.

Anteontem, quando estava comentando sobre o Marcelo D2, lembrei dessa outra mistura aqui, que também é interessante, mas por ser engraçadinha, não foi levada a sério, se é que deveríamos...

Aqui não é samba com rap, é samba com rock, e rock pesado. Com alguns momentos de metal, pagode e axé...

O nome vem da mistura de Virgulino (Lampião) com o saudoso desenho do Herculóides (homem-mola, multi-homem e homem-fluido, você lembra se tem mais de 40).
Como toda piada, mesma as boas, é engraçadíssimo na primeira vez que você ouve, mas nas seguintes vai perdendo a graça, até chegar no ponto da irritação. E isso se aplica à mais bem sucedida piada musical do Brasil, os Mamonas Assassinas (que merecem um post sim). Aqui há um humor fluente, e eles criam historinhas legais.
A produção é do sempre competente e criativo Carlos Eduardo Miranda, que também produziu os Raimundos, que por sua vez também participaram do disco seguinte dos Virgulóides, 'Só pra quem tem dinheiro?' (por que sempre tem uma interrogação???)

A banda é formada por Henrique Lima (voz, violão e guitarra), Beto Demoreaux (baixo e voz) e Paulinho Jiraya (bateria, percussão e cavaquinho), tendo como músicos de apoio Marcelo Fumaça (backing vocal, guitarra base e cavaquinho), Negreli (percussão e backing vocal) e Biroska (percussão).
É uma galera 'dafa' (como dizem meus amigos aqui do blog), se não de verdade pelo menos em aparência e atitude..São de Cidade Dutra, zona sul de sampa.

A primeira e mais conhecida música, 'Bagulho no bumba', foi MUITO tocada, então saturou mesmo, mas é legal, cavaquinho alternando com guitarra bem distorcida, vocais bem colocados.
"É, é, é, eu acho que o bagulho é de quem tá de pé"

Em seguida 'House da madame'.

As músicas são todas curtas e relativamente parecidas, alternando entre o samba e o rock, em alguns momentos até hardcore bem acelerado, como em 'Zoião de Sapo-boi'.
"ô meu filho, aonde é que você foi?
Só chega de madrugada,com os zoião de sapo-boi"

'Festa na Dona Teta' tem até uma slide guitar maneira e pesadona, além de um solo bem metal no meio. É um disco interessante e muito original, que funciona tanto num churrasco quanto numa audição solitária (totalmente!) sem preconceitos, com alguma tolerância... As letras, apesar de muito humor, também tem um pouco de sarcasmo, pouco percebido pela massa.

'Sebunda-feira' começa mais lenta, depois volta pra fórmula, meio samba, depois marcha de carnaval.

'Dum dum' (música tradicional sul-africana!) é meio (pra não dizer totalmente) sem sentido, mas vale pela diversão...e dá aquela manjada subida de tom no meio, pra animar!

'Salve o cabra-macho' já começa um pouco diferente, com uma guitarra suingada com wah-wah, que alterna com uma outra mais pesada, aquele canto arrastado e paulistano até a alma...legal, meio machista mas engraçada.
"salve, salve
o cabra-macho em extinção
pois do jeito que a coisa tá indo
só sobra viado e sapatão"

'Nego velho (o mano véio)' é daquelas adaptadas tipo 'esporrei na manivela'.

'Raimunda' nem precisa dizer sobre o que é...
"ô Raimunda
joga essa bunda pa gente"

Pra terminar uma marchinha com sopros meio malucos, 'Qué picá'.

Fontes de mais informação:
Saqueando a cidade
Wikipedia

(Dão)

4 comentários:

  1. PÁRA TUDO!!!

    Postar esse disco horrososo (apesar do Bagulho no Bumba) a gente perdoa (afinal, em se tratando das resenhas do Dão, já começamos a nos acostumar... Ao que parece o cara tá empenhado em cumprir as metas, resenhar 1001), mas confundir definir os Herculóides como Homem-Mola, Multi-Homem e Homem-Fluido não tem perdão!!!

    Esses aí são os IMPOSSíVEIS !!!! (http://www.youtube.com/watch?v=SE_lWpViKMk)

    Os Herculóides são a turma do Zandor, http://www.youtube.com/watch?v=5qRG8UWw214.

    "Meu filho, você anda bebendo muito, melhor maneirar..."

    [M]

    ResponderExcluir
  2. "Quem tem mais de 40 deve se lembrar..."

    Poderia ser...

    "Quem tem mais de 40 poderia se lembrar, se jáo tivesse tão afetado pelo problemas de memória..."

    [M]

    ResponderExcluir
  3. "Quem tem mais de 40 poderia se lembrar, se NÃO tivesse tão afetado pelo problemas de memória..."

    ResponderExcluir
  4. PÔ, FOI MAL AÊ, CONFUNDI OS iMPOSSÍVEIS COM OS hERCULÓIDES... :S

    ResponderExcluir