quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Brasil Musical - Pau Brasil/Hermeto Paschoal


Aproveitando o ensejo da citação do Hermeto Paschoal na postagem do Paulo Moura pelo Mateus, vamos a ele, juntamente com o grupo instrumental Pau Brasil, 'juntados' nesse disco dessa excelente série.
Tanto o Hermeto quanto o Naná Vasconcelos vieram à minha cabeça nesses dias, como artistas que faltam por aqui. O problema desses dois para mim é que, mesmo sendo reconhecidamente gênios, não tem AQUELE disco pelo qual sejam reconhecidos.
Mas mesmo assim, vamos preenchendo as lacunas...

Essa série do Selo Tom Brasil se originou de shows promovidos no SESC Pompéia/SP, com grandes nomes da música instrumental, que pela lotação, provou que também tem aceitação popular.
Esse cd aqui reúne o grupo Pau Brasil, que comparece com duas longas suítes contendo várias músicas, e Hermeto Paschoal, que traz mais 4 músicas.

As músicas:

(Pau Brasil)
1. Cordilheira dos Andes, Tubofone, Sem Nome
2. Metrópole Tropical, Olho D'água, Bambuzal

(Hermeto Paschoal)
3. Harmonia sem cronologia
4. Viajando pelo Brasil
5. Mesclando
6. Rainha da Pedra Azul

Não são de audição fácil, principalmente pela longa duração, as músicas do Pau Brasil, mas valem a pena o esforço, não pela virtuosidade ou complexidade, mas pela beleza e naturalidade, fluência e criatividade dos músicos e improvisadores. Tem uma bela voz (Marlui Miranda) fazendo papel de instrumento também, bonito mesmo! Na época, além da Marlui, o grupo era formado por: Lelo Nazarino, Zé Eduardo Nazarino, Rodolfo Stroeter e Teco Cardoso.

Mais informações sobre o grupo aqui: http://www.grupopaubrasil.com/

Sobre o Hermeto é difícil falar...um enorme gênio, criativo ao extremo, improvisador excepcional (o que o torna um compositor muito produtivo), faltam adjetivos. Tive a felicidade de conhecê-lo pessoalmente em várias ocasiões em Curitiba e aeroportos, o cara além de tudo é acessível e sem arrogância nenhuma, hoje ele é casado com a Aline Moreno, com quem já fiz um curso de música para trilhas sonoras de cinema.
Multi-instrumentista, toca qualquer coisa (literalmente, não precisa ser instrumento musical, já vi um show dele onde ele começou a improvisar, às vezes regendo a plateia, sobre aqueles sinais sonoros que avisam que o espetáculo vai começar) que lhe caia às mãos, sempre de um modo natural, o que é outro elemento que lhe inspira muito, a Natureza e seus sons, inclusive animais...
As músicas são típicas das composições de jazz brasileiro: exposição do tema, em geral com Hermeto na flauta, e posteriores improvisos e desenvolvimentos etc. Sempre em ritmos brasileiros, como o xote, maracatu e elementos do chorinho, sempre também animadíssimos e às vezes bem acelerados.

Como ele termina o livro com 366 partituras, uma para cada aniversariante de cada dia do ano, chamado 'Calendário do Som', "Tudo de bom sempre''!!!

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hermeto_Pascoal

(Dão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário