segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Nelson Freire interpreta Villa-Lobos


Acho que com esse cd fico tranquilo se o mundo acabar essa semana.

Faltavam esses dois grandes da música brasileira (claro que provavelmente faltem mais, mas no momento é o que me ocorre) e com um cd mato dois coelhos com uma cajadada (ou na versão popularesca, com uma 'caixa-d´água'...). Mais ainda, serve de sugestão para o mais novo bebê mufumu: o Chicão! Se bem que há tensão em algumas músicas (é mito que música erudita ou 'clássica' seja calma e/ou relaxante, acredite em mim), principalmente em 'Bruxa - a boneca de pano'.

Aqui está o internacionalmente conhecido pianista brasileiro Nelson Freire. Existe um documentário muito elogiado dele que infelizmente eu não vi, apesar da minha locadora preferida em Curitiba, a Cartoon, ter (fica a dica aos amigos curitibanos).

Aqui está também o gigante compositor Heitor Villa-Lobos, com um conjunto de oito peças inspirado em canções folclóricas: 'A prole do bebê', para piano, que encantou Arthur Rubinstein, grande pianista polonês, que passou a executá-las mundo afora.
São as peças (aviso: os nomes são pré era do politicamente correto):
'Branquinha - a boneca de louça',
'Moreninha - a boneca de massa'
'Caboclinha - boneca de barro',
'Mulatinha - a boneca de borracha',
'Negrinha- a boneca de pão',
'Pobrezinha - a boneca de trapo',
'O polichinelo' e
'Bruxa - a boneca de pano'.

Ainda tem 'Bachianas brasileiras nº 4', 'As três Marias' e 'Rudepoema'.

Essa informação e uma resenha mais específica, bela e especializada para conhecedores da música erudita encontrei aqui:
site Instrumental Brasil
(na verdade vi que é uma transcrição do encarte do cd, escrito por Luiz Paulo Horta, mas vale a visita ao site)

O que posso dizer é que um disco muito bonito, interessante mesmo aos sem maiores conhecimentos de música erudita, e que serve como boa introdução às obras desses dois brasileiros.

Nelson Freire lançou recentemente um disco com interpretação de mais Villa-Lobos e outros compositores (Camargo Guarnieri, Cláudio Santoro, Francisco Mignone, Lorenzo Fernandez, Barrozo Neto, Henrique Oswald e Alexandre Levy): 'Villa-Lobos & friends'.

Wikipedia sobre Nelson Freire
Wikipedia sobre Heitor Villa-Lobos

(Dão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário