sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Candeia - sucessos + raridades

E pra encerrar a semana, um exemplar do 'puro' samba, se é que isso existe. Eu tendo a concordar com o Hermano Vianna no seu excelente 'A invenção do samba', reverberado explicitamente pelo Fred 04 num álbum que em breve será resenhado pelo amigo Mateus 'É tudo uma grande invenção'...
Em geral as coletâneas não são bem-vindas por aqui, mas esse tipo e-collection é bem legal porque traz sucessos e raridades. Tenho alguns em casa (Tom Jobim, Ultraje, Ed Motta, Kid Abelha, Barão, Titãs) e todos eles trazem coisas interessantes. Como esse é o único disco (pois é, eu ainda compro; quando eu morrer, provavelmente uns meses depois a indústria vai sentir um baque e mandar uma coroa de flores...) que eu tenho do Candeia, vai ser este mesmo.

Sambista, cantor e compositor, foi grande defensor das tradições afro-brasileiras, tendo até mesmo criado (diz a lenda) as Comissões de Frente das escolas de samba e também fundado a Escola de Samba Quilombo. Faz parte do panteão de grandes nomes da Portela.
História triste, levou um tiro na coluna que lhe tirou o movimento das pernas e o levou à aposentadoria, o que por sua vez, o permitiu se dedicar exclusivamente ao samba.

Obteve mais popularidade através de intérpretes, como Clara Nunes, que gravou 'O mar serenou' no LP de sucesso 'Claridade', ou Martinho da Vila, que gravou o pout-pourri 'Em memória de Candeia' (Dia de graçaFilosofia do sambaDe qualquer maneiraPeixeiro grã-fino e Não tem vencedor) no disco 'Tá delícia, tá gostoso'.

Eu, como quase ignorante do sambista, presto aqui a minha homenagem através desse álbum (que descobri que contém os álbuns 'Axé: gente amiga do samba' de 1978 e 'Luz da inspiração' de 1977, além de outras faixas), que contém as seguintes músicas:

Disco Sucessos:
1. Riquezas do Brasil (Brasil Poderoso)
2. Maria Madalena da Portela
3. Olha o samba Sinhá (samba de roda)
4. Vem menina moça
5. Nova escola
6. Já curei minha dor
7. Luz da inspiração
8. Me alucina
9. Falso poder
10. Era quase madrugada
11. Cabocla Jurema

Disco raridades:
1. Pelo nosso amor
2. Não vem (assim não dá)  [com Nelson Cavaquinho, Elton Medeiros e Guilherme de Brito]
3. Sou mais o samba  [com Dona Yvonne Lara]
4. Expressão do seu olhar
5. Pintura sem arte
6. Ouro desça do seu trono
    Mil réis
7. Vivo isolado do mundo
    Amor não é brinquedo
8. Zé Tambozeiro
9. Dia de graça
10. Gamação
      Peixeiro granfino
      Ouço uma voz  [sobre texto de Nelson Amorim]
      Vem amenizar
11. O invocado
      Beberrão

Tenho impressão (não tenho o cd em mãos agora) que 'Vivo isolado do mundo' foi regravado no álbum, já resenhado aqui pelo Paulinho, 'Tudo azul', com a Velha Guarda da Portela, sob direção da Marisa Monte, fã do sambista e portelense. (errata: talvez haja outra música do Candeia nesse 'Tudo azul', essa aqui foi regravada pelo Vinícius Cantuária no disco 'Tucumã', se não me engano)

Mais fontes de informação:
Wikipedia
Só Candeia
Musparade (site gringo de compra de músicas)

(Dão)

Hoje o post é dedicado ao histórico e já saudoso Barney.

2 comentários:

  1. So uma coisa. Esse disco ja foi resenhado por mim. Nao q nao possa ser de novo, mas pros curiosos... http://1001br.blogspot.com.br/2008/11/por-pouco-mundo-livre-sa-2000.html

    ResponderExcluir
  2. Achei q essa citação fosse do 'carnaval na obra'...q o Mateus ficou de resenhar...

    ResponderExcluir