sábado, 6 de setembro de 2008

Metaaaaaaaaaaaal!!! (Metalmania - Robertinho do Recife - 1984)


Taí um clássico substimado do rock nacional! Só por que é metal...
Robertinho do Recife é incontestavelmente um grande guitarrista, trabalhando com vários medalhões da MPB (Fagner, Marisa Monte, Zé Ramalho etc), ganhando dinheiro com músicas infantis, experimentando com música erudita e cometendo equívocos tremendos como o Yahoo.
Como vocalista, ele é um excelente guitarrista, mas demos um desconto pra total inexperiência em gravar um disco de hard rock em 1984. Instrumentalmente o som consegue ser muito bom.
As composições são típicas do gênero: mulheres, mulheres, baladas, elementos da natureza ('Fogo', excelente!). 'Gata' é versão de 'Wild thing'. 'Corações e pernas' ainda é muito legal, experimente ouvir na estrada ou saindo pra noite.
'Assassina' teve sua radiodifusão proibida pela censura federal...bons tempos o caralho.
'Fantasia preto e prata' é a instrumental que abre muito bem o disco, com Robertinho mostrando toda sua habilidade e criatividade, além de um sonzaço.
O visual era também típico do hard rock, ou seja, ridículo: muito laquê, batom e maquiagem, além de modelitos horrendos. Lembro de dois programas de vídeos ancestrais: BB Video Roll (da record carioca) e um da globo que passava um show na praia. O primeiro, tenho em vhs, com uma performance no aniversário da radio Cidade no Hipódromo do Rio. O segundo com muita qualidade de vídeo global e aquele visual.
A música título tem um refrão pegajoso que, se fosse em inglês, talvez fosse mais legal ('bate o pé, bate a mão, a cabeça e o coração').
Contagiante e saudoso, pra quem gosta do metal.
Acho que não saiu em cd, pecado. Em compensação, baixe sem culpa: http://rapidshare.com/files/112096246/-_Robertinho_de_Recife_-_Metalmania__1984_.zip.html

2 comentários:

  1. Tô ouvindo esse! Dessa vez você pegou "pesado"... [MATEUS]

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia... valeu a dica.. vou baixar e escutar agora mesmo!
    A última vez que vi Robertinho do Recife, foi na TV Senado que transmitiu um show dele em Brasília, acho que no ano passado. Sinais dos tempos....

    ResponderExcluir