segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Altamiro Carrilho - Chorinhos didáticos para flauta



Bom, no geral, este blog está em falta com a música instrumental brasileira, e eu particularmente me sinto em falta com o agora finado Altamiro Carrilho e com o também finado Celso Blues Boy (que terá minha próxima resenha assim que conseguir achar ouvir 'Som na guitarra'). Fui até coagido gentilmente pelos meus amigos a abortar a saga dos álbuns solo por causa do Celso...
Altamiro Carrilho além de tudo é de Santo Antonio de Pádua, cidadezinha do norte fluminense próxima a Cambuci, cidade do meu pai biológico.
Sem esse virtuoso flautista, nos sobram hoje em dia no Brasil somente dois dos Grandes: Hermeto Pascoal e João Gilberto.
Esse disco específico é um dos dois que tenho dele, além de uma coletânea de choros onde ele interpreta Flamengo!
Além das músicas excelentes que, excepcionalmente, não serão comentadas uma a uma, o cd vem com as partituras e cifras dos choros!! Melhor ainda pra quem as lê fluentemente, o que não é o meu caso, mas com paciência chego lá. A crítica, não ao autor, é que, por força do tamanho diminuto dos encartes de cds, fica difícil ler, ainda mais depois dos 40 anos, obviamente o caso de todos nossos antigos colaboradores (com exceção da sempre genial Andreia, que deve ter uns vinte e poucos, com certeza). Mas nada que uma boa ampliação não resolva...
Você, mesmo que nunca tenha ouvido nenhum disco dele, possivelmente já o ouviu, talvez na introdução de uma música do Rei cujo nome não lembro agora (Detalhes, viva o google) e também no choro Meu caro amigo (Chico Buarque). No youtube tem uma participação num especial de 1976 do Roberto Carlos onde ele toca O calhambeque e Eu sou terrível.

Dá uma olhada aqui que tem muita coisa boa:
https://www.google.com.br/webhp?source=search_app#q=altamiro+carrilho+roberto+carlos&hl=pt-BR&prmd=imvnso&source=lnms&tbm=vid&sa=X&ei=jvOXUIjLF8ji0gGpzIGQAg&ved=0CAkQ_AUoAw&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_cp.r_qf.&fp=5bd70720fe26254d&bpcl=37189454&biw=1440&bih=742

O disco traz 12 chorinhos (sem nome, só identificados por números) em duas versões, com e sem a flauta, para que você possa tocar ou improvisar a melodia. Além de legal, didático, com todas as músicas compostas pelo mestre flautista 'especialmente para um aprendizado correto e facilitado'.
Produzido por Jorge Gambier.

(Dão)


Um comentário:

  1. Ainda bem que ninguém teve a brilhante idéia de batizar o guri com o nome de Altamaro...

    ResponderExcluir