quarta-feira, 11 de abril de 2012

Santorini Blues, Herbert Vianna






Vamos continuar com discos solos de músicos com outras bandas então.


Com muitas informações tiradas do excelente livro 'Os Paralamas do Sucesso - Vamo batê lata', do Jamari França.


Este aqui é um disco bem artesanal, feito 'só' pelo Herbert! Mas isto em nada prejudica a sonoridade do álbum, límpida e cristalina, mas bem suave pela ausência de bateria e baixo.



Quase todas as músicas tem sonoridade 'acústica' (termo que exige cautela depois da séria vitoriosa da MTV, que abrange até o disco mais pesado dos Paralamas, justamente o Acústico), mas com guitarras eventuais e ebows inteligentes (não sabe o que é vai no google).

Foi gravado em um dia e meio!, no estúdio O'Henry, LA.


Engraçado é o nome ser de um música que não está no disco, só no disco dos Paralamas 'Hey na na'.


O disco começa com uma das 3 músicas já gravadas pelos Paralamas: Dos Margaritas, uns violões bonitos, utilizando bem o estéreo, letra muito legal.


Em seguida uma gravada pela co-autora Fernanda Abreu, Speed Racer. Pandeirinho discretíssimo, uma harmonia legal, letra meio recitada, solinhos em contraponto. A versão da Fernanda tem o Fernando Vidal solando com muito drive, então nem vou comparar...


Round em round, cantada em inglês, é sobre maturidade, tema raro no rock em geral. Uns vocais espalhados no pan harmonizam belamente o refrão. Meio Beatles, esta tem guitarra.

Pólvora é mais uma dos PS, mas aqui ficou bem diferente, com bandolim e violões (até tem um que trasteja bastante, deve ser um ovation...que o Herbert gosta, apesar de meu amigo Duayer desaprovar). Mais uma letra excelente.

Tweety é instrumental, coisa que os PS não fazem há tempos. Tema bucólico, como disse o Jamari, violões rurais. Lembra muito a música, por enquanto instrumental, 'Desbalada', do amigo e colaborador Mateus.


Annie (Eric Clapton/Lambert/Lane, eu não conheço a original), segue no mesmo clima bucólico, com violões e guitarra slide. Uns backing vocals lindos...


O Rock argentino, pouquíssimo escutado no Brasil, chega com Por siete vidas (Caceria) do Fito Paez, violão tipicamente latino, citação de Pinball Wizard, falsetes incomuns do Herbert.


A palavra certa (Herbert/ George Israel/ Paula Toller, alguém já gravou essa?) tem uma letra linda. Arranjo bonito, piano, violões (sempre), uma guitarra ebow sensacional.
"Atravesso a noite com um verso
Que não se resolve
Na outra mão as flores
Como se flores bastassem
Eu espero
E espero
Não funcionam luzes, telefones
Nada se resolve
Trens parados, carros enguiçados
Aviões no pátio esperam
E esperam
A chave que abre o céu
D´aonde caem as palavras
A palavra certa
Que faça o mundo andar"


Mais uma dos Paralamas em seguida, Uns dias, uma música muita amarga com versos sensacionais. A versão aqui acústica deve utilizar uns violões com afinaçoes próprias, além de piano lindo na introdução. Depois esse arranjo foi adaptado pro 'Acústico', ficando bem pesadão.
"Eu nem te falei
Que te procurei
Pra me confessar
Eu chorava de amor
E não porque eu sofria
Mas você chegou já era dia
E não estava sozinha
Eu tive fora uns dias
Eu te odiei uns dias
Eu quis te matar "

Pra terminar, Luca homenageia o primogênito e o momento da descoberta da paternidade com versos belos. Uma guitarra gigante com drive leve inicia num clima meio espanho épico, depois retornando pro arranjo acústico com violões, bandolim e a guitarra no fundo com aquele reverb esperto.

"Abre os olhos pra ver o mundo
Tudo é novo para os teus olhos novos
Dá pra cada coisa um nome
Um nome novo e um sentido teu próprio
Eu te abro as cortinas da manhã
Eu te levo pros braços da tua mãe, cedo
Por um instante eu esqueço do que sou
Por um instante eu não lembro de ter medo
Fala as tuas palavras de vogais
E sorri quando já está dormindo
Filho, pai, mãe, orvalho da manhã
Tudo é novo para os meus olhos velhos
Eu te abro as cortinas da manhã
Eu te levo pros braços da tua mãe, cedo"


(Dão)

Um comentário:

  1. É isso aí Dão! Vamos fazer esse blog pegar fogo de novo!
    [ANDRÉA]

    ResponderExcluir