terça-feira, 24 de abril de 2012

Rita Lee - Build Up, 1970


 

Dia desses estava viajando numa muita improvável de conversar com Mick Jagger (já que ele gosta tanto do Brasil e de seus prazeres, thanx Zé pelo fantástico clipe em Paraty, She’s the Boss...) e é óbvio que para manter a atenção de um popstar dessa envergadura eu teria que fazer uma pergunta inteligente, e bem, eu pensei em algo como “lá por volta de 65, quando vocês fizeram Satisfaction vocês tinham ideia exata de para onde estavam indo, isto é, imaginavam que pouco depois estariam gravando coisas como JJFlash, Gimme Shelter, Honky Tonk, ou estavam simplesmente na estrada, curtindo a paisagem e sem muita preocupação sobre aonde ela ia dar?”

Ok, fim de papo, perdi a chance de conversar com um ídolo (tem uma história do meu sobrinho que encontrou Jimmy Page no Rio, bem, é um tanto desastrada e longa e fica pra próxima), ele pede licença e vai atender o telefone. E o que tem isso a ver com a Rita Lee? Bem, ela já deve ter tido o mesmo dilema, não? E o pior: deve ter alguma vez, de fato, conversado com ele. E eu sonhei com a Rita Lee esses dias também. Ela faria um show aqui em Curitiba, perto de São José dos Pinhais, acho que no banhado onde resolveram fazer o Lupaluna. E no meu sonho eu conversava com ela. E ela me perguntava o que eu queria ouvir no show, e eu fui um desastre porque eu pedi Cowboy Fora da Lei. Bem, pelo menos ela me deu um beijo na boca. E o melhor é que a Rita que me beijou foi a loira desta capa aí, de 1970, e não aquela ruiva que armou barraco na Alagoas.

Ah sim: o disco. Tô enrolando porque o disco é fraco. Apesar do capricho nos arranjos, a coleção de canções deixa muito a desejar. Se não fosse da Rita Lee, seria um disco destinado ao total esquecimento, seu valor é meramente histórico (talvez esteja exagerando, depois veremos, mas, pô, é Rita Lee, hoje a gente sabe que ela pode mais...). Na teoria é o primeiro disco da nossa rainha. Na prática é um disco de férias dos Mutantes. Ao que parece estavam testando o potencial comercial do nome, da marca Rita Lee. Ainda insistiriam anos mais tarde com Hoje é o Primeiro Dia do Resto de Sua Vida, até que finalmente saiu um dia aquele que é, de fato, o primeiro disco solo da Rita, livre dos Mutantes e com a semente do Tutti-Frutti (que é o primeiro lançado, porque o primeiro gravado foi o Cilibrinas do Éden, disco que nunca saiu, bem, isso é outra história e eu pra variar me desvio, me desvio...). 

É tão de férias que Sérgio Dias Batista não se interessou pelo projeto e sai de férias pra valer. Na falta de Serginho quem chamaram para assumir a guitarra? Lanny Gordin! Puta que o pariu, que luxo... E o fato é que talvez a presença deste constrangeu um pouco os outros a ponto de levarem o projeto mais a sério do que talvez o fosse com o irmão/cunhado. E o que Lanny traz pro disco é de primeiríssima linha. Seus fraseados salvam, por exemplo, a fraquíssima Tempo Nublado. Os destaques do disco são 2, ou talvez 2 1/2 músicas... José é uma versão de Nara Leão para une chanson française (Joseph de Georges Moustaki), que ficou interessante. Um tango chamado Prisioneira do Amor talvez em outro contexto ficasse mais agradável, e a faixa de abertura adverte: Sucesso Aqui Vou Eu (demorou quase 10 anos, mas foi), assim como a derradeira, um gospel-rock com ares de jam session: Eu Vou Me Salvar!

Mas onde o disco é bom, ele é muito bom, ele é sensacional: 

Hulla-Hulla é uma canção havaiana que poderia ser a continuação da história daquele astronauta libertado de volta ao planeta azul. O trabalho instrumental aqui é fundamental, nem consigo me fixar na letra (pode trocar essa letra pel’O Pato e nem assim se estraga a música), principalmente o trabalho de Lanny numa havaianíssima slide guitar, que não deforma, não tem cheiro e nem solta as tiras, nunca ouvi um lap steel na música brasileira tocada com tanta maestria... 

Aha! Mas espere: não é tudo. Em seguida entra uma versão avassaladora e definitiva de And I Love Her (Him) de John e Paul (aqueles lá), e olhe que pra melhorar uma música dos Beatles não é pra qualquer um! A versão começa com um movimento rápido de teclado tocado duas vezes, intervalado pela marcação ritmada do chimbal. Quando Rita entra cantando o acompanhamento é o piano (e banda ao fundo). Lanny só vai entrar pra quebrar tudo depois do refrão. Seguindo uma preparação apoteótica a la Mutantes, ele entra arrastando e abafando as cordas com wah-wah, como naqueles seriados policiais dos anos 70, um som típico de negão, coisa pouco frequente no repertório dos Mutantes. São só 15 segundos e eu posso ver Steve Austin “correndo” acompanhado por esta guitarra.

Certamente Rita Lee não sabia para onde estava indo quando fez este disco. E sem dúvida este foi um de seus maiores méritos, e o que permitiu voos tão ecléticos e experimentais que nos deixaram um legado digno de admiração e até uma pontinha de inveja.

Rita Lee, um beijo
[M]

8 comentários:

  1. Ta ficando constrangedor escrever nesse blog. Muito bom!
    So And I Love Her ja justifica a presenca dele aqui. Maravilhosa!

    ResponderExcluir
  2. Esse é um caso excepcional em que o post ficou melhor que o disco-tema. Excelente texto!
    Mas sabe que eu até gosto desse disco? Bem...convenhamos, o "disco fraco" da Rita Lee ainda é melhor de muitos outros por aí.
    Paul

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o Blog e o seu texto tambem, ótimo.
    Parabens...
    Só falta os links... tem como consegui-los?
    Valeuuuu!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Ou ta todo mundo louco ou eu estou. Não sei se é porque nao se faz mais nada assim atualmente que admiro tanto esse album , mas ao meu ver o disco e absolutamente otimo. De 0 a 10 , a nota seria 10. Não peca em nada , nem na capa.

    ResponderExcluir
  5. Olá Abrahao...

    Ninguém está muito louco (infelizmente!...). É uma questão de opinião, você gosta do disco, ótimo! continue curtindo... Pessoalmente eu gosto muito das duas músicas citadas, acho que estão entre as melhores que Rita/Mutantes já gravaram, e em relação à estas (e ao que a Rita fez ao longo da carreira), o resto do disco deixa muito a desejar. E isso é só uma opinião! Continue antenado...

    [M]

    ResponderExcluir
  6. Esse álbum carece de mais análises e comentários. Que bom ter achado este! Concordo em partes, acho que o caráter histórico desse álbum certamente o coloca num local especial; contudo consigo gostar da maioria das faixas. Sinto falta de maiores informações sobre a concepção do Build Up. Até onde localizei ele serviu tanto como um preencher de contrato com gravadora, teste pra o poder do nome Rita Lee (oras grafada Ritta - na versão LP gatefold, que aliás, tenho!), e ainda um álbum de férias dos Mutantes. Sei que ele serviu para um desfile da Rhodia, na FENIT. Sabem onde localizo uma espécie de faixa a faixa deste disco?

    ResponderExcluir
  7. viagem ao fundo de mim... coisa linda... afff

    ResponderExcluir