terça-feira, 21 de abril de 2009

Anjo Avesso (Alceu Valença, 1983)


Houve uma época em que Alceu Valença era um artista rebelde e criativo, cheio de boas canções e novas idéias. Este disco faz parte desta época, em que o cantor e compositor pernambucano se aproxima do ápice.

O disco é quase uma continuação de Cavalo de Pau (1982, resenhado aqui também), que arrebentou as rádios no ano anterior com Morena Tropicana, talvez seu maior sucesso até hoje. Como disco, este Anjo Avesso talvez seja ainda melhor que aquele, mais coeso, mais bem acabado, sem perder o pique, o bom-humor e o alto-astral.

A banda de Alceu incluía além da cozinha típica com baixo e bateria, percussão variada, piano e teclados, e o grande amigo, guitarrista e produtor musical, Paulo Rafael que usava timbres ousados para a época. Aqui aparece um convidado muito especial: Zé da Flauta toca em quase todas as faixas.

O disco abre com “Marim dos Caetés”, canção de amor, despedidas e reencontros, onde o destaque é o solo de guitarra-sintetizador executado por Paulo Rafael. “Anunciação” acho que foi a música de trabalho deste disco, eu me lembro de escutá-la no rádio e achar muito esquisita (mas naquela época meu universo se dividia entre Synchronicity, Queen Greatest Hits e os duplos azul e vermelho dos Beatles). Na verdade trata-se de uma bela canção de amor, anunciando a chegada da mulher amada:
Na bruma leve das paixões que vem de dentro / Tu vens chegando pra brincar no meu quintal
No teu cavalo peito nu cabelo ao vento / E o sol quarando as nossas roupas no varal...
Tu vens, tu vens: eu já escuto os teus sinais! / A voz do anjo sussurrou no meu ouvido
Eu não duvido já escuto os teus sinais / Que tu virias numa manhã de domingo
Eu te anuncio nos sinos das catedrais

Trata-se de uma das mais belas canções de Alceu, um primor de letra, curta e direta, com um toque charmoso de lirismo. Segue no mesmo tom, menos lírico, mais sensual em “Rouge Carmin”:
Meu amor tem um beijo guardado pra mim / E a cor do batom é vermelho carmin
Meu amor tem dez dedos cravados em mim / Que me rasga me arranha e me deixa assim
Assim que eu te vi muito louca / Olhei tua boca e ficamos afim
Afim de fazer um pecado / A cor do pecado é Rouge Carmin


“Balança o Coreto” e “Escorregando no Pífano” quebram um pouco o tom mais romântico deste início e fecham o lado A com um toque malicioso e ritmo mais acelerado. Nesta última, onde Alceu divide a autoria com Zé da Flauta, o tocador faz uma alusão erótica ao ato de tocar o pífano:
Balança bole remexe gostoso / Meu jeito é manhoso de te assoprar
Balança bole remexe gostoso / Meu jeito é dengoso de te dedilhar...

O lado B vem com “Filhos da Fonte”, homenagem ao carnaval e “Batendo Tambor”, que traz a especialíssima participação de Clementina de Jesus. E finaliza com “Trovoada” onde de novo o tema é o carnaval de Olinda e seus personagens, e o frevo acelerado de Carlos Fernando, "Anjo Avesso", que dá nome ao disco.

Alceu ainda lançaria mais dois ou três discos bons, mas não faz nem sombra, hoje, ao compositor de Anunciação, Rouge Carmin e Marim dos Caetés. OBS: Até onde eu saiba esse disco NÃO saiu em cd, uma pena. E viva a bolacha!
[M]

6 comentários:

  1. Curioso... Eu sempre achei que Anunciacao fosse sobre o nascimento de uma crianca. "Eu jah escuto os seus sinais" pra mim eh ele com o ouvido na barriga da mulher. Sempre achei ela com um clima de celebracao puro, nao sexual/sensual.
    Abs, LM

    ResponderExcluir
  2. É mesmo, você tem razão, pode ser interpretado assim mesmo... É que o Alceu tem (ou tinha, nessa época) aquela coisa meio palhaço-malandro pra cantar, sei lá, esse disco tem bastante esse astral... [M]

    ResponderExcluir
  3. Anunciação fala sobre páscoa: "anjo", "manhã de domingo", "anuncio nos sinos das catedrais". Note que a música começa com "paixão", sexta da paixão. A música é sobre renascimento contínuo, ressureição.

    ResponderExcluir
  4. Letra de música é uma obra aberta.Pra mim "Anunciação" anuncia a volta de cristo,e só e ponto e fim.

    ResponderExcluir
  5. Hola soy de Uruguai. gosto mucho de la musica de Alceu.escuchaba muito con mia namorada no Chui años atras. eu lei que Anunciacao nao es sobre uma mulher.es sobre a libertade y la anunciacao do fin da dictadura militar no Brazil (album do 1983) dictadura finalizo no 1985. eu tambiem lei que um amigo de el morreu pelos militares y por esso Alceu escribeu nessa letra.
    Eu no falo muito bem portugues. Paraens.

    ResponderExcluir
  6. Que beleza! Quanta interpretação diferente! E viva Alceu.

    ResponderExcluir