quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Eu não nasci de óculos, mas eu era assim (O passo do Lui - Paralamas do Sucesso - 1984)


Alguns discos que comentamos por aqui não são admirados puramente pela estética, mas fizeram (fazem?) parte de nossa vida, em particular daquela fase confusa e marcante que é a adolescência.
'O passo do Lui' é assim.
Trilha sonora de muitas festinhas, lembro muito bem de dançar lentinho com as meninas 'Romance ideal' (trilha perfeita da desilusão adolescente, além de um solo lindo do Herbert, que o Lulu se chateou porque substitui um que ele tinha feito), 'Mensagem de amor', 'Me liga' (mais uma adequada à ansiedade do dia seguinte).
Mas as que embalaram mesmo aquelas danças new wave estranhas com os braços girando feito helicópteros esquizofrênicos foram as mais agitadas: 'Óculos', 'Meu erro', 'Ska' (com o saxofone de Leo Gandelman) e 'O passo do Lui' (que poderia estar num disco do The Police, influência óbvia da banda).
O disco tem uma qualidade de som limpa, com espaço entre os instrumentos, poucos efeitos e poucos teclados, fugindo do som pasteurizado à época, com muitos reverbs, sintetizadores e vocais sobrepostos (som esse abraçado com gosto pelo Kid Abelha, mas isso fica pra outro post).
Completam o repertório 'Fui eu', 'Assaltaram a gramática' (de Waly Salomão e Lulu Santos, com participação vocal deste e de sua mulher, Scarlet Moon) e 'Menino e menina'.
Não é o mais original dos Paralamas, nem o que tem as melhores composições (apesar de estar longe de ser fraco nesse quesito), mas o que me vem à cabeça (e aos ouvidos na seqüência) quando quero visitar minha adolescência.

2 comentários:

  1. Caro Mateus,eu tbem quero lembrar minha adolescencia. Bota o link aê.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Caro Luma, "não fui eu, não fui eu, não fui eu", ó-ó-hó... que postou o disco não fui eu... [MATEUS]

    ResponderExcluir