sexta-feira, 20 de março de 2009

Tim Maia, Descobridor dos sete mares, 1983



Depois da inclusão de diversos intérpretes e músicos entre os 1001 discos nacionais, torna-se questão de justiça citarmos algum disco (qualquer que seja) do nosso “síndico” Tim Maia. Uma das figuras mais célebres da música brasileira.

A dificuldade inicial é a escolha de um disco para citar aqui nesse blog. Um que pudesse representar dignamente a sua obra. Uma opção mais fácil seria citar algum Racional (dois volumes lançados, além de um terceiro que não chegou a ser lançado), muito em voga hoje em dia. Entretanto, seria injusto com o próprio Tim Maia, já que ele mesmo renegou posteriormente esses trabalhos feitos em uma fase careta, com letras ligadas à estranha seita que ele aderiu durante um curto período. Esses discos, embora tenham o seu valor, não servem ao propósito de retratar a carreira e a personalidade do Tim Maia.

Para mim, é importante citar um disco em que suas características marcantes estivessem mais que presente, ou seja: a polêmica, o vozeirão, o suingue, o romantismo e os metais da banda Vitória Régia, que sempre o acompanhava. Diante disso, optei por Tim Maia – Descobridor dos Sete Mares, de 1983. Trata-se de um disco com a cara dele, com seus dois estilos marcantes (funk e românticas), cada um ocupando um dos lados do vinil.

Começa com a música título do disco, um de seus maiores sucessos, que estourou nas rádios e tornou-se uma das músicas marcantes da década de 1980. “Pois bem cheguei, Eu quero ficar bem a vontade na verdade eu sou assim”.

Em seguida, Tim Maia arrebenta com “Terapêutica do Grito”. Uma música que tem a sua cara e a sua energia. Além disso, me faz recordar festas no tempo de Unicamp, já que era um dos sucessos do Álculos Escuros, um grupo formado por alguns amigos naquela época. Recomendada para acabar com qualquer estresse. Escutem.

O soul e funk que predominam nas primeiras músicas mantém-se em "Pecado Capital". Embora menos conhecida, é uma “loucura legal muito perto do prazer de ser”. Esse lado do disco termina com outras duas que também têm nos metais o seu forte, embora menos famosas: “mal de amor” e “3 em 1”.

No lado B do vinil, momento para rosto colado e música lenta. Aqui os metais e o funk cedem espaço ao romantismo, a começar com “Neves e Parques”: "comprei uma passagem no primeiro avião..voltei!".

Depois de outra romântica ("Rio Mon Amour"), Tim Maia vem com “Me dê motivos”, composição da dupla Sullivan e Massadas que marcou sua carreira. Trata-se de uma balada romântica clássica, que começa com ele narrando uma história com alta dose de dor de cotovelo. Até mesmo quem tem preconceito com música romântica (eu mesmo tenho um pouco), se emociona ao ouvir essa interpretação. “Me dê motivos... pra ir embora...estou vendo a hora...de te perder...”. Definitivamente, é nessas horas que um homem chora.

O disco termina com outras duas românticas de menor destaque: “Olá (emoções)” e “Essa dor me apanha”.

Enfim, trata-se de uma das obras do Tim Maia que sintetiza melhor o que ele foi e o que representou para a música brasileira. Figura ímpar no cenário musical que deixou muitas saudades. Felizmente sobraram seus registros musicais de 32 discos em 28 anos de carreira. Com a firmeza e os lampejos do farol. [Paul]

4 comentários:

  1. paul, você anda inspiradíssimo ein? muito bom!
    e foi a maria -a mary- que trabalhou na casa dos meus pais por anos quem introduziu o som do tim maia na família. [ANDRÉA]

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Cara, será que posso indicar alguns discos de Heavy Metal brasileiros pra entrar na lista?
    Valeu!

    gilmarostjen@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Logico que sim! Sugestoes sao sempre bem vindas. Mas tenha paciencia, pois nosso ritmo eh bastante erratico. Sem falar no humor dos autores, uma hora mais pra rock, outra hora mais pra samba. Um abraco!
    LM

    ResponderExcluir
  4. fique à vontade, eu acho q sou o único q gosta mais de metal por aqui, e nacional já postamos Robertinho do Recife e Sepultura (que claro, ainda terá vários albuns por aqui).
    além dos tb pesados Titãs (qq hora o Titanomaquia vai aparecer por aqui) e Raimundos (Lapadas do povo tb é muito bom).
    o q vc gosta? das antigas eu conheço Taurus, Stress(o primeiro album!), Dorsal Atlântica, Azul Limão, Korzus, Viper, Vulcano, além dos mais conhecidos (não sou muito fã do Angra). ou algo mais novo?
    dá uma olhada nisso aqui:
    http://www.brasilheavymetal.com/filme.html
    abç,
    Dão

    ResponderExcluir