sábado, 14 de maio de 2011

Sobre as coletâneas

Esclarecendo: realmente ficou implícito (ou explícito, sei lá) que evitaríamos as coletâneas por aqui.
Mas como esse é um espaço auto-gerido (bonito, hein!), meio anarquista e, principalmente, não existe punição para eventuais transgressões, essa regra não pegou totalmente...
Então, trilhas sonoras (que quase invariavelmente são coletâneas com vários artistas, com exceção de algumas novelas do começo da década de 70, quando eram entregues para artistas escolhidos, como Paulo Coelho/Raul Seixas ou Erasmo/Roberto), coletâneas tributo (como 'Rei') ou coletâneas específicas (como a dos 20 anos de rock brasil ou uma de chorinho que acho que o Mateus postou) vêm sendo agraciadas com sua presença no nosso blog.
Penso que as que devam ser evitadas são as citadas pelo Paulinho, tais como 'o melhor de', 'milennium' etc.
Mas, mesmo assim, já vejo exceções.
Por exemplo, depois de postar o tributo ao Jackson do Pandeiro pelo Genival Lacerda, pensei em postar algo do original. Contudo, não tenho nenhum disco dele, só uma coletânea, muito boa por sinal, chamada 'Como tem Zé na Paraíba' (aliás aqui tb tem bastante Zés...hohoho).
Outra que, apesar de citada logo ali em cima, eu tenho vontade de postar é a milennium da Cassia Eller, pelo fato de ter músicas que não constam de outros discos dela (como 'Não deixe o samba morrer' com a Alcione, 'Smells like teen spirit' ao vivo, 'A flauta mágica/Satisfaction' com o Edson cordeiro etc).
E também tem os excelentes discos 'Casa de samba', com várias edições e artistas variados cantando clássicos do samba.
Enfim, acho que fica por conta de cada um, claro que de preferência com boas justificativas.
Obrigado pela atenção,
voltamos a nossa programação normal.
(Dão)

6 comentários:

  1. E assim vamos mantendo a nossa ja tradicional incoerencia. Nos criamos regras, que nos mesmos infrigimos ;-)
    Vamos tentar manter o equilibrio, o bom senso (como se fosse facil hahahaha) e vamos evitar exageros.
    Mas uma resenha, encomendada por Zedu, que ta na minha lista de iniciadas-e-nao-terminadas, eh a da caixa de Luis Gonzaga. Tirando alguns poucquissimos discos dele dos anos 80, so existem coletaneas disponiveis. Com isso sua obra absolutamente fundamental ficaria fora do blog. Nesse caso, e sendo a caixa um apanhado bastante completo, honesto e respeitoso de sua obra, entendo que seja valido.
    Seria o mesmo caso de Jackson do Pandeiro, Noel Rosa, etc.
    Ja as coletaneas do Pai Heroi e a do rock Brasil, acho indefensaveis. Mas como voce disse muito bem, esse blog eh auto gerido, anarquista, vamos em frente.
    (Caramba, como eh dificil ser coerente!)

    ResponderExcluir
  2. acho que sou a única voz "purista" do blog. gosto de pensar que o disco que estou postando tem presença forte do artista que escolhi pra falar. desde o conteúdo musical até a cara do encarte.
    é um capricho? é, e eu gosto dele.
    mas acho importante a gente postar o que a gente curte e por isso respeito cada cd escolhido pro 1001.
    [ANDRÉA]

    ResponderExcluir
  3. Nao eh a unica, nao. Assino embaixo. Mas como disse, levado ao pe da letra, Luis Gonzaga ficaria fora do blog, o que seria uma injustica enorme. Por isso defendo algumas excecoes.
    Mas o mais importante nesse blog eh que, mesmo com nossas discordancias, nao pode haver censura aqui.
    Beijao

    ResponderExcluir
  4. Não acho capricho não, amiga Andréa, acho uma atitude coerente. Eu que não sou coerente... Essas coletâneas que o Luma citou eu tento defender por razões expostas a cada vez (trilhas sonoras são muito legais, refletem a época, trazem artistas que possivelmente não entrariam aqui por discos próprios, sendo este o motivo dos 4 cds dos 20 anos de rock brasil, nunca alguém postaria algo aqui do Inimigos do Rei, acho legal trazer esses bandas de um sucesso só aqui). mas vale a discussão e mesmo críticas! beijões do Dão

    ResponderExcluir
  5. Huuummm! Tai um bom argumento. Ser o retrato de uma epoca. Ele acaba sendo mais representativo do que colocar o disco inteiro de uma one hit band (que nao eh one hit band por acaso).

    ResponderExcluir
  6. Vou na linha do dão! A título de exemplo: 14 anos é uma obra prima de Guilherme Arantes só encontrado no Pai Herói. Sobre purismo, esse só vale para Whisky.

    ZEBA.

    ResponderExcluir